expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

E aí, vai deixar seu cerébro encolher? A escolha é sua!

Sabe quando o cérebro aperta e você não consegue lembrar qual seu próximo treino?  Então, isto é sinal que sua memória não anda bem. Mas o que fazer quando o cérebro não está respondendo as suas expectativas, e você não consegue lembrar-se de algo tão simples? 
 
O cérebro assim como nosso corpo precisa ser exercitado, por isso, atividade física também se torna importante para que a nossa mente trabalhe bem.  Os exercícios aeróbicos (corrida, esteira, jump, etc.) são fundamentais para o cérebro, pois facilitam a preservação das suas funções, em pessoas que não apresentam nenhum tipo de problema, bem como aquelas com alguma demência ou Alzheimer.
Um trabalho apresentado em um Congresso, no último dia 27, em Washington, estudou o cérebro de 800 pessoas. A partir daí descobriu-se que as pessoas mais ativas (que faziam mais exercícios tinham uma maior ativação e também preservação da massa cinzenta). Já nas pessoas sedentárias (que não tinham o hábito de praticar atividade física, o cérebro foi encolhendo). Conclui-se que a atividade física é uma prática que deve ser realizada sempre na nossa vida, independente de idade, sexo, classe. 
O cerébro de quem não acredita nos benefícios da atividade física.
 
Segundo o doutor Luís Fernando Correia os exercícios físicos protegem dos males da idade. “Depois dos 50 anos, o indivíduo perde metade da sua força muscular. Quando o idoso sofre uma queda, isso aumenta em três vezes o risco dele morrer de qualquer doença. Você tem que ter força e equilíbrio. Mesmo o cérebro de pessoas que sofrem de Alzheimer reage bem aos exercícios”, afirma o médico.
Portanto, depois de uma matéria como essa, que tal dar uma caminhada pela calçada, correr na praia, fazer 30 minutos de esteira, frequentar as aulas de ginástica localizada, jump, swing baiano, etc. Independente da preferência, o importante é que você se sinta bem.  Como diz o ditado: “corpo são, mente sã”.
O cerébro de quem acredita nos beneficios da atividade física.
 
Fonte: http://g1.globo.com (Texto adaptado por Paôla Oliveira)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Saiba como voltar a treinar

Você ficou sem treinar durante um tempinho, e agora está pensando em voltar para a academia? Se este for o seu caso, saiba como voltar a treinar depois de uma parada prolongada.


Para alguns fazer atividade física é um desafio, porém mais difícil que isto é recomeçar de onde paramos. Isso acontece porque leva um tempinho para o nosso corpo voltar ao ritmo que adquiriu antes. De acordo com Vanessa de Mendonça, educadora física e especialista em condicionamento físico para grupos especiais e reabilitação cardíaca (SP) "Na falta de um exercício regular, a massa muscular, a flexibilidade, a resistência e a força vão diminuindo e, dependendo do tempo de pausa, podem voltar até mesmo aos níveis iniciais”.

Então para quem está pensando em ir com muita “sede ao pote”, tome cuidado porque não adianta acelerar o ritmo, para compensar o tempo perdido, pois se fizer isto pode desencadear lesões. A volta deve ser gradativa, além disso, cada pessoa tem um treino específico porque este vai depender do período que você ficou sem fazer atividade física. O recomendado é seguir a orientação do instrutor da academia que frequenta.

Confira uma série indicada pelo educador físico Júlio Marchetti (SP), para evitar lesões:
























Que tal colocar em prática o que aprendeu neste post? Pode começar fazendo as aulas de pilates e alongamento (Professor Ricardo Sanfer) as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, na Forma a3 Academia.


Depois de um feriado, deve ser complicado mesmo voltar a treinar. Mas vamos deixar de preguiça e ir à luta!

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br (Texto adaptado por Paôla Oliveira).




domingo, 11 de novembro de 2012

Aulão da Primavera superou expectativas

Integração, descontração e alegria. Estes foram os resultados do Aulão da Primavera, realizado no último sábado, 10/11, na Forma a3 Academia.  E você que está lendo esta matéria, agora, não participou? Que pena!

O Aulão, que teve como temática a Primavera, contou com as seguintes modalidades e seus respectivos professores: Pilates (Ricardo sanfer), Boxe (Ronaldo Rocha) e Swing Baiano (Valnei Cruz). Durante a realização deste mix de atividades, os alunos tiveram o privilégio de conhecer um pouquinho mais as modalidades de atividades físicas da academia, e o principal: interagir com pessoas que, às vezes, eles encontram todos os dias no treino ou nas aulas, mas não têm oportunidade de falar. Na ocasião, houve também um café da manhã coletivo (visitantes e alunos contribuíram com itens que complementaram a refeição).
“Eu gostei muito do Aulão, animado demais. Todos estavam em plena harmonia”, afirma Simone Nascimento, aluna há pouco tempo da academia. Já para Andréa Gato, que treina na academia há quase 5 anos, o Aulão foi indescritível. “Eu participei pela primeira vez, e posso resumir em uma palavra: sensacional!”, afirma Andréa.
 
Galera do Boxe marcou presença no Aulão da Primavera.
 


Os guerreiros que resistiram até o final do Aulão.




A Forma a3 Academia agradece a todos que participaram do Aulão: visitantes e alunos.
 
E aí curtiu? Então, aguarde o próximo Aulão!!!! Enquanto não acontece, vamos treinar!
 
Texto escrito por Paôla Oliveira.


 
 

 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vamos eliminar as gordurinhas?!


E aí pessoal? Preparados para queimar calorias?! Há quem diga que conta as calorias de todos os alimentos que consome, mas será que é tão fácil assim fazer este controle. Saiba que não adianta você calcular o que come, pois o mais importante é saber o que você deve comer e quais exercícios praticar.
Muitos pensam que passar horas na esteira vai ajudar a queimar a tão desejada caloria. Mas, será que ajuda mesmo? A atividade física sozinha não faz milagres, além disso, a perda de calorias depende muito do corpo e metabolismo de cada pessoa. Por exemplo, um atleta é um foguete, já um iniciante é um avião menos potente e, às vezes, desregulado. Essa diferença de compatibilidade, entre estes, vai desaparecer com a frequência de atividade. Porém, o essencial é que ao iniciar um programa de emagrecimento ou preparo físico, você também pratique a temida musculação.
Geralmente, depois de 8 semanas de atividade aeróbica, algumas pessoas conseguem emagrecer 400 gramas semanalmente. Por este motivo é necessário fazer musculação e exercícios localizados. Estudos revelam que os exercícios aeróbicos praticados continuamente durante 8 semanas contribuem para a perda de menos de 2 kg sem ganho de músculos. Enquanto que os exercícios quando combinados com a musculação favorecem a perda de 4 kg  e ganho de 1 kg de músculos.
 
 
O importante é não se acostumar com os exercícios, pois o nosso corpo é muito inteligente. Por isso, é fundamental a mudança de sequência de exercícios a cada 3 ou 4 semanas.

Confira as dicas (acelere seu metabolismo e emagreça)

1 – Pratique atividades aeróbicas, mas lembre-se da musculação;

2 – Tome café da manhã (uma das principais refeições que ajuda a acelerar o metabolismo);

3 – Fracione as refeições e elimine as gordurinhas (dividir as refeições diárias em mais 3 lanches, totalizando 6 refeições);

4 – Pratique atividade física regularmente (de 3 a 6 vezes por semana em média 30 minutos);

5 – Beba bastante água (2 a 3 litros de água por dia);

6 – Durma bem.

As atividades físicas devem ser regulares, para que você atinja seu objetivo. Então, vamos eliminar as gordurinhas, pessoal?! Aproveitando a oportunidade que tal fazer o Aulão da Primavera da Forma a3 Academia (10 de novembro de 2012, das 8h30 às 11h30). Para mais informações, procure a recepção da academia.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/ (Texto adaptado por Paôla Oiveira)

 

 

 

 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Neste verão, que tal arrasar quarteirões?!

O verão chegando, e a galera voltando aos poucos para a academia. Seja qual for o seu objetivo, o importante é se sentir bem.  Mas há quem se preocupe com o visual, principalmente, na academia. Por isso, hoje, nós dedicaremos esta matéria aos vaidosos e vaidosas, e também para aqueles que querem mudar o visual.
Não é novidade que a roupa adequada para ir à academia deve ser leve, confortável e facilitar os movimentos na execução das atividades físicas, sem causar incômodos. Mas tem outro detalhe: essa roupa também pode ser fashion, não é mesmo? Os homens e mulheres vaidosos da academia, com certeza, concordarão comigo. Porém, outros dirão que o importante é treinar e que pouco importa a aparência.
Galera, o tempo do calção e blusão para ir à academia, já passou. Que tal investir em um visual mais moderno?  Só precisa ter cuidado com a roupa que vai escolher. Afinal, geralmente as roupas de ginásticas são bem coladas e privilegiam muito as curvas. No entanto, este tipo de vestimenta também pode ser uma “bola fora”, pois pode evidenciar as imperfeições.  Neste caso, que tal primeiro identificar os pontos fortes e fracos do seu corpo? O ideal é que valorize o que tem de mais bonito, mas sem parecer vulgar. Confira, abaixo, alguns modelos de roupa que podem compor o seu novo look.  Para mais informações, procure a recepção da Forma a3 Academia.



 



Confira as dicas:

·         Se você possui pernas finas: destaque mais a parte de cima do corpo com tops e camisetas largas e escolha calças de moletom ou em tecidos adequados para práticas esportivas. Use também vestimentas de cores claras com detalhes horizontais.

·         Se suas pernas são curtas: escolha shorts curtos e bermudas com detalhes verticais.

·         Para tem as pernas grossas a dica é: usar calças escuras que terminam abaixo dos joelhos ou que cobrem a perna totalmente.

·         Para as mulheres que têm um busto grande e volumoso, e não sabe o que fazer. O ideal é usar tops em cima da camiseta para dar boa sustentação aos seios.

·         Já para quem é baixinho deve usar sempre roupas com detalhes na vertical. As vestimentas com listras horizontais devem ser evitadas. Estes tipos achatam o corpo e dão impressão de que a pessoa é mais baixa, além de engordar.

·         Para os que estão acima do peso: as roupas escuras devem ser privilegiadas, principalmente as de cores como o preto e azul marinho. Porém as calças com cores claras, modelos com elástico na cintura, estampas e cores vivas, devem ser evitadas.

·         Os magrinhos podem escolher roupas escuras e coloridas, calças de cintura baixa, estampas e regatas.

·         Faça uso de estampas, mas de forma bem equilibrada. Caso use uma calça estampada, a blusa deve ser lisa ou vice-versa. Isto vale, principalmente, caso os tipos de roupas sejam de estampas diferentes.

·         Os tênis também são importantes. Estes devem ser escolhidos de acordo com a sua prática esportiva. Além disso, faça o uso de meias de algodão, pois estas impedem o atrito e absorvem o suor do pé com mais facilidade.

·         Com relação aos acessórios, evite o uso de brincos grandes, colares, pulseiras e anéis.


Enfim, na hora de escolher as peças, só tenha cuidado com o look. Afinal, a sua escolha pode “arrasar quarteirões”, mas se não for a certa, irá “deixá-la (o) na mão”.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br (Texto adaptado por Paôla Oliveira).

 






 
 


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vai enfiar o "pé na jaca" no fim de semana? Prepare-se!

Hoje é sexta-feira, e aposto que todos já estão pensando no fim de semana. Correto? Por isso, nós preparamos uma matéria sobre o que comer durante a semana, antes de cometer os excessos alimentares nos finais de semana.

Antes de enfiar o “pé na jaca”, controle sua alimentação durante os dias que antecedem o “dia do lixo” (momento ideal para comer tudo que tem direito, mas sua dieta não permite). Segundo a nutricionista Juliana Neves Bastos, os dias que antecedem o ”grande dia da comilança” deve começar com um café da manhã rico em carboidratos – pão ou biscoito integral – queijo branco, sucos ou fruta (evite consumir alimentos industrializados, pois estes prejudicam o bom funcionamento do aparelho digestivo e do fígado). Ela ainda acrescenta que beber muito líquido (suco, chá, água de coco) estimula as funções diuréticas. A nutricionista também explica que o arroz, ou macarrão integral, feijão, além da carne branca e salada são refeições obrigatórias diariamente.

Confira as dicas do que comer nos dias que antecedem o fim de semana:


     ·         Beba muito líquido (água, sucos, chás e água de coco);
     ·         No café da manhã, dê preferências aos carboidratos (pão ou biscoito integral- queijo branco, sucos ou uma fruta);
·       No almoço e jantar é importante priorizar o macarrão ou arroz integral, feijão, além de carne branca grelhada e salada;
·         Os iogurtes e as frutas devem ser priorizados na hora do lanche;
·         A dieta é o ideal para quem está acima do peso, mas nada de ficar um dia inteiro bebendo água e sem comer só porque quer compensar os excessos no fim de semana;
·         Pratique atividade física ao menos três dias na semana.

 
Fonte: http://gazetaonline.globo.com (Texto adaptado por Paôla Oliveira).

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Saiba quais são os benefícios da dança, e escolha seu ritmo

 Verão chegando, e quem não quer ficar com o corpinho sarado?  Só falta a coragem para colocar a preguiça de lado e ir à luta. Então, já que para alguns é um sacrifício enfrentar meia horinha de musculação ou mesmo de esteira, que tal dançar?

Isso mesmo gente, a dança pode trazer muitos benefícios para o corpo e a mente. Já observou que enquanto está dançando, você movimenta o esqueleto inteiro? Pois é, além disto, ocorre também queima de caloria, fortalecimento dos músculos, aumento do condicionamento físico e, ainda, você vai melhorar o equilíbrio e o humor. Se pensa que são somente estes os benefícios, você está enganado. Bailar, dançar seja qual for o ritmo, também reduz as dores, contribui para o aprendizado, a memória e a atenção, além retardar o processo de envelhecimento.

Mas, existe um benefício ainda melhor que a dança pode trazer: o convívio coletivo e, claro, as novas amizades e as boas risadas, que são garantidas na aula de dança. Quem participa das aulas de dança na Forma a3 Academia, sabe exatamente o que significa isto. Pois é, enquanto você dança, o ritmo de uma música altera suas frequências cardíaca e respiratória (seu coração pode alcançar 200 batidas por minuto, e os pulmões funcionam em até 20 respirações por minuto, ou seja, perto do dobro do trabalho normal).


De acordo com a fisiatra Isabel Chateaubriand, a educadora física Denise Carrenho e os professores de dança Marcelo de Almeida e Karina Saba, desde que respeite os limites do corpo e da idade, todos podem dançar. 
Seja qual for o ritmo: zumba (mistura de salsa, merengue, cumbia, quebradita, kuduro, calipso e reggaeton), swing baiano, funk, street dance e hip-hop, o importante é dançar! E Já que a dança está liberada, escolha seu ritmo e vamos bailar!
Confira, abaixo, os benefícios de do zumba e do samba:
 
 
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar (Texto adaptado por Paôla Oliveira).

 
 


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O que fazer para combater a celulite?

Hoje, nós vamos falar sobre um assunto que preocupa a maioria das mulheres: a "bendita" celulite. O que fazer para acabar com esta danada, que teima em aparecer? O primeiro passo é fazer atividade física. Mas, algumas mulheres podem se perguntar: qual tipo de atividade física é ideal para acabar, ou pelo menos diminuir a aparência da celulite?

 
Que tal começar pelos exercícios aeróbios (tem longa duração, é contínuo e de baixa e moderada intensidade)? Por exemplo: caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta etc. Além de ajudarem a emagrecer, estas atividades também estimulam a circulação sanguínea, fatores que ajudam a combater os persistentes furinhos na pele.
 

No caso das magrinhas, a solução é investir nos exercícios anaeróbios (utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, por isso o termo anaeróbio. Tem alta intensidade e curta duração). Por exemplo, a musculação, que combate a gordura substituindo-a por massa magra (músculos), além de tonificar o glúteo e coxas, diminui a celulite, mantendo a pele mais firme e com uma aparência melhor.
Dica: É aconselhável fazer pelo menos 30 minutos de atividade física, três vezes por semana.  Este hábito aumentará a irrigação dos tecidos e diminuirá a gordura, combatendo a celulite.
 
Que tal ficar em forma? Vamos treinar!
Lembre-se: antes de começar seu treino, faça uma avaliação médica, física e procure orientação de um profissional de Educação Física.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br (Texto adaptado por Paôla Oliveira).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O que comer antes e depois do treino?

Agora que todos já sabem o que é atividade física, vamos ao que interessa. Muitas pessoas têm dúvida do que comer antes e depois do treino. Por isto, esta matéria vai falar sobre alimentação adequada nestes casos.
 
Muitos cometem loucuras em busca do tão sonhado “corpinho ideal”.  Por exemplo, algumas pessoas vão para a academia sem se alimentar, e outras acabam consumindo alimentos que demoram a fazer digestão.  Qualquer uma das duas opções não é adequada, principalmente, porque o seu corpo buscará energia dos músculos para trabalhar e, consequentemente, você perderá massa magra.  Portanto, não atingirá seu objetivo: perder gordura.
 
Confira algumas dicas:


*Indicado para atletas, dançarinos e quem pula carnaval ou se prepara para atividades intensas.

Obs.: Evite comer antes do treino: gordura (manteiga, requeijão, etc.) e proteínas (queijos, iogurtese leite). Estes alimentos devem ficar para depois, pois demoram muito para serem digeridos e metabolizados.


Fonte: http://g1.globo.com/bemestar (Texto adaptado porPaôla Oliveira).



 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A atividade física e seus benefícios para saúde

Para comemorarmos o nosso mais novo espaço de comunicação, nada mais justo do que começarmos com uma matéria sobre a importância da atividade física. Afinal, atualmente, a maioria das pessoas está em busca de uma vida mais saudável. Mas, você sabe quais são os benefícios que pode adquirir praticando atividade física diariamente?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de atividade física é a seguinte: qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que demanda gasto de energia.  Agora que todos já sabem o que é atividade física, vamos aos benefícios que ela pode trazer:
·       Reduz o risco acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes, doença coronariana, câncer de cólon e mama e, principalmente, a depressão que, na maioria das vezes, é causada pelo aumento da ansiedade;

·       Reduz o risco de quedas, já que beneficia a saúde óssea e funcional;

·        A atividade física também contribui para o gasto de energia e, consequentemente, melhora o controle do peso.

Abaixo, seguem algumas dicas:

·        O ideal é fazer uma avaliação médica (eletrocardiograma), antes de praticar qualquer atividade física, além de uma avaliação física (condicionamento, flexibilidade e aferição de medidas);

·        Evite ultrapassar o período de 1 hora diária de musculação. Se pretender ficar mais tempo, faça atividades aeróbicas (esteira, bicicleta, step, jump etc);

·         Faça atividade física pelo menos três vezes por semana;

·        Faça musculação supervisionada (sempre orientado por um instrutor). Apesar de ser uma atividade de baixo risco de lesão, pode acontecer. Nesse caso, é preciso ficar em repouso;
 
·        Para garantir a dose diária de vitamina D e prevenir a osteoporose, tome sol de 10 a 15 minutos por dia.

                                                                        
Confira mais dicas no vídeo (divulgado no programa Bem Estar da Rede Globo):
http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/treino-de-15-minutos-ajuda-a-manter-a-forma-sem-sair-de-casa/1994703/?mais_vistos=1

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar (Texto adaptado por Paôla Oliveira)